O Laboratório Memória, Território e Ocupação - Lab Memória - reúne atividades acadêmicas voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão em níveis  de graduação e pós-graduação. Sua temática está voltada para conceitos e práticas relacionadas aos estudos sobre memória social e coletiva, organização comunitária e territorial, tradição e ocupações tradicionais.

Com forte base das teorias do campo da psicossociologia, dos estudos de comunidade e da ocupação humana, o Laboratório desenvolve atividades próprias e mantém atividades em colaboração com outros grupos da UFRJ e de outras instituições.

Nossas atividades se agrupam em torno de quatro linhas:
Linha 1. Território e movimento; 
Linha 2. Memórias e narrativas sociais; 
Linha 3. Ocupações e tradições; 
Linha 4. Corpos em formação: trajetórias sensíveis. 
 

Coordenação: Samira Lima da Costa

 

Pesquisadores Participantes:

Anita Burth Kukrka (UNIFESP) - co-orientação em andamento: narrativas de uma egressa do sistema prisional (IC); professora convidada de minha disciplina "Pesquisa Participativa"

Alexandre Scshreiner (CPST, UFRJ); projeto: "Minha Vida dá um Livro: memória e resistência de vozes silenciadas" 

Ana Mallet (Hospital Universitário, UFRJ), projeto: "Minha Vida dá um Livro: memória e resistência de vozes silenciadas"

Luciana Alvarenga (VPPAPS, Fiocruz); projeto Bocaina Sustentável: Documentação e Divulgação Científica da Sociobiodiversidade e das Políticas Sustentáveis do Mosaico da Bocaina (FAPERJ e CNPq); projeto: Vida de Artesão - Documentação e Divulgação da Sociobiodiversidade e da Economia Criativa da Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. (FAPERJ) 

Claudia Reinoso (Departamento de Terapia Ocupacional, UFRJ), projeto: "Minha Vida dá um Livro: memória e resistência de vozes silenciadas"

Carolina Rebelatto (Departamento de Terapia Ocupacional, UFRJ), projeto: "Minha Vida dá um Livro: memória e resistência de vozes silenciadas"

Beatriz Takeiti (Departamento de Terapia Ocupacional, UFRJ) projeto: "Minha Vida dá um Livro: memória e resistência de vozes silenciadas"

Renata Faria Silva (Departamento de Terapia Ocupacional, UFRJ), Pesquisa em andamento: Saberes e Ocupações Tradicionais no Quilombo do Grotão

 

Estudantes pesquisadores:

Doutorado

Sílvia Carvalho (pesquisa sobre tradição feminina, memória e povos de terreiro)

Ricardo Lopes Correia (pesquisa sobre organização comunitária e comunidade quilombola). Orientador principal: Marco Akerman.

Heliana Castro Alves (pesquisa sobre manifestações culturais e comunidade quilombola). Orientador principal: Maria Inácia D’Ávila Neto.

 

Mestrado

Alex Fiuza (pesquisa sobre organização comunitária, ocupação e comunidades tradicionais).

Mathias Shcoller (pesquisa sobre auto-definição, direito e identidade quilombola Estudante do Programa MITRA – convênio Lille).

Danielle Kepe De Souza Pinto (pesquisa sobre atuação da psicologia nos serviços de base comunitária da política de assistência social). Orientadora principal: Jaqueline Imbrizi.

 

Especialização

Mônica Carvalho Villaça (pesquisa sobre manifestações culturais e acesso).